5 de Agosto – Dia Nacional da Saúde e da Vigilância Sanitária

Neste momento de pandemia, destaca-se a importância de aderir as medidas preventivas e de isolamento social no combate a doença. E também, o esforço e a dedicação dos técnicos da Vigilância Sanitária dos âmbitos Federal, Estadual e Municipal, que têm dado uma relevante contribuição e exercido um papel fundamental no sentido de evitar a propagação do vírus.

O Dia Nacional da Saúde, no Brasil, a data foi instituída em 8 de novembro de 1971, pelo decreto de lei nº 5352, determinou como 5 de agosto o dia para ser dedicado à conscientização da população sobre o valor da saúde. O dia foi escolhido como forma de homenagem ao nascimento do médico Oswaldo Cruz.

O Dia Nacional da Vigilância Sanitária foi instituído pela Lei 13.098 de 2015. As ações de vigilância sanitária são reconhecidas como as ações mais antigas do campo da saúde pública que iam dos cuidados com a salubridade das cidades e águas, do comércio de mercadorias até as remotas práticas de barbeiros, boticários e cirurgiões. Frente a estas situações, coube ao poder público o estabelecimento de regras que disciplinaram as práticas de comércio de produtos e alimentos, e o exercício profissional na área da saúde.

Deixe um Comentário

Required fields are marked*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.