Você não está sozinho(a)!

O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o mês e anualmente. Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje é vista mundialmente.

Atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas. Todos esses números poderiam ser evitados ou reduzidos consideravelmente se existissem políticas eficazes de prevenção do suicídio.

Detectar o potencial de comportamentos suicidas é muito importante para a prevenção. Eles são causados por situações que as pessoas encaram como devastadoras. Por exemplo a depressão ou transtorno bipolar, morte de uma pessoa querida, trauma emocional, desemprego ou problemas financeiros, algum membro da família que cometeu suicídio, histórico de negligência ou abuso na infância, não aceitação do envelhecimento, término de relacionamentos, não aceitação da orientação sexual ou identidade de gênero, dependência de drogas ou álcool.

Em tempos de pandemia da Covid-19 (novo coronavírus), a solidão provocada pelo isolamento social torna a situação ainda mais complicada. Por este motivo, segundo os especialistas, é preciso redobrar a atenção. É importante destacar que o sofrimento emocional, adoecimento mental, não ocorre apenas em setembro, e sim o ano todo, todos os dias. Por isso seja solidário(a). Nunca sabemos o que cada pessoa enfrenta.

Deixe um Comentário

Required fields are marked*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.